PREVIDÊNCIA PRIVADA

Porque investir em Previdência Complementar?

Os planos de previdência unem os benefícios da aplicação em um fundo de investimento com as vantagens fiscais asseguradas por lei para aplicações de longo prazo.

  • Complementa a aposentadoria
    É a melhor opção para complementar o valor da pensão da Previdência Social e para garantir estabilidade financeira após a sua aposentadoria. A escolha do quanto quer investir e de como vai receber o valor acumulado é totalmente sua.
     

  • Fácil na hora de investir
    Seu investimento pode ser feito por débito em conta, boleto bancário ou desconto em folha (nos casos de planos corporativos). As contribuições podem ser mensais, esporádicas ou feitas apenas na contratação, e você pode mudar o valor que esta sendo investido, fazer aportes extras sempre que sobrar dinheiro, suspender as contribuições mensais pelo período que quiser ou até mesmo resgatar o valor acumulado em caso de necessidade.
     

  • Flexível na alocação de investimentos
    É possível investir em diversos perfis de fundos, desde renda fixa, balanceados e multimercado até ciclo de vida (alocação dinâmica de ativos). Além disso, a qualquer momento você pode trocar o fundo de investimentos escolhido ou até mesmo mudar para outra seguradora (portabilidade).
     

  • Rendimento sem incidência de IR semestral (come cotas)
    O dinheiro que seria usado para o pagamento do imposto potencializa a performance do plano.
     

  • Possibilidade de opção pelo regime de tributação
    Você pode optar entre as tabelas de tributação Progressiva ou Regressiva. A economia de IR no regime de tributação regressivo pode chegar a 17,5% para recursos investidos por mais de 10 anos.
     

  • Administração de recursos feita por gestores experientes
    A performance dos investimentos é maximizada por um portifólio de diversos gestores e especialistas de mercado.
     

  • Planejamento da sucessão familiar*
    Como não têm obrigatoriedade de participação em inventário, os investimentos em planos de previdência podem ser utilizados no planejamento da sucessão familiar. O pagamento aos beneficiários é feito de maneira rápida, sem burocracia, sem despesas com cartórios, custos advocatícios e sem a incidência do imposto sobre transmissão causa mortis e por doação (ITCMD).


 

Conheça as principais diferenças entre PGBL e VGBL.

CARACTERÍSTICAS

PGBL

VGBL

MODALIDADE

Declaração anual de imposto de renda

Mais indicado para quem opta pelo formulário completo.

mais indicado para quem é isento de IR, opta pelo formulário simplificado ou já atingiu o limite máximo para dedução no PGBL

Dedução das contribuições

Até o limite de 12% da renda bruta anual tributável.

não é possível

Pagamento de IR

Em caso de resgate ou recebimento de benefício.

Incide sobre o valor da renda ou resgate.

Em caso de resgate ou recebimento de benefício.

Incide apenas sobre a rentabilidade.