Seguro Residencial

Como escolher a cobertura mais adequada para seu seguro residencial

O seguro residencial é aquele destinado a casas e apartamentos, sejam voltados à moradia permanente ou veraneio.

A cobertura básica do seguro residencial contempla Incêndio; Raio; Explosão e Fumaça; e outros eventos específicos, com a possibilidade de complementar essa cobertura básica com outras coberturas e serviços, de acordo com a necessidade do segurado.

Para se chegar ao custo do seguro, são considerados o tipo de moradia, a localização, o histórico de eventos de sinistros anteriores, entre outras variáveis.

Algumas coberturas possuem franquia (participação do segurado na indenização do sinistro) e também restrições. Portanto é importante ler com atenção o seu contrato antes de assinar. Normalmente, esses pontos vêm com destaque nos documentos.

É possível personalizar o contrato, a apólice ou o bilhete de seguros de acordo com as necessidades do segurado, incluindo não apenas a proteção da estrutura do imóvel, mas também danos ao conteúdo, como móveis, aparelhos domésticos e eletrônicos, entre outros itens.

Além das coberturas de seguro, é possível incluir serviços de assistência 24 horas. Há opções de atendimentos emergenciais, como eletricista, encanador e reparos de linha branca e marrom, além de conveniências que vão de cuidados com os pets, limpeza de caixa d’água, check-up residencial e até help desk, que é muito útil para quem trabalha remotamente. Todos podem ser utilizados no dia a dia, independentemente da ocorrência de sinistros.

Conheça os quatro grupos de proteção patrimonial

Antes de assinar o contrato, a apólice ou o bilhete de seguro, é importante entender as diferenças entre os benefícios oferecidos de cada um dos quatro grupos de proteção patrimonial previstas no seguro residencial. Confira:

1- Reconstrução da moradia: paga o reparo ou a reconstrução da residência até o limite contratado, caso tenha sido danificada ou destruída por algum evento coberto. É importante que a “importância segurada” contratada para o imóvel preveja os custos para reconstrução (sem considerar o custo do terreno e das fundações).

2- Reposição ou reparo dos bens: engloba os bens que estão dentro das casas ou apartamentos. Podemos citar aparelhos elétricos, equipamentos, móveis, eletrodomésticos, objetos de decoração e bens pessoais, como roupas, calçados etc. É importante observar as condições específicas oferecidas de cada seguradora, especialmente os bens não cobertos ou com limitações de indenização.

3- Responsabilidade civil familiar: inclui o ressarcimento de valores que o segurado tiver de desembolsar em caso de danos causados a terceiros por ele, seus familiares, empregados ou animais domésticos. Esse tipo de cobertura está sujeita a ação judicial ou acordo autorizado pela seguradora.

4- Outras despesas: é possível incluir cobertura contra despesas que o segurado venha a ter por necessidade de desocupar seu imóvel. Uma explosão ou um incêndio podem obrigar os moradores a ficarem num hotel durante os reparos, por exemplo. Em situações como essas, existem coberturas que podem ser contratadas e certamente trarão maior conforto ao segurado durante o reparo do imóvel.

É importante avaliar com cuidado as opções de coberturas e assistências oferecidas pelo mercado e escolher a que ofereça mais tranquilidade e segurança, de acordo com as suas necessidades. Em caso de dúvidas, fale com seu corretor de seguros; ele é o profissional que atua tanto na avaliação e contratação do seguro quanto durante sua vigência.

Vitae

O que nos diferencia é o nosso atendimento. Isso porque, buscamos estabelecer uma conexão com o cliente, tornando desde a abordagem até o pós-venda uma experiência de consultoria personalizada.

Faça sua cotação hoje mesmo
Formulário de Contato (Internas)
Ligamos para você

Preencha as informações abaixo e entraremos em contato o mais rápido possível.

Ligamos pra você